Escola na Rede

Conheça a nossa história

O Escola na Rede é um portal de conhecimento voltado aos servidores da Secretaria da Fazenda do RS. Aqui você encontrará cursos, treinamentos, fóruns, salas de estudo, comunidades de prática, sobre assuntos de interesse dos servidores e relativos à atividade das Secretarias de Fazenda notadamente, finanças públicas, tributação, arrecadação, fiscalização, controle governamental, gestão pública, direito, economia, administração bem como variados temas na área humanística.

O ambiente Escola na Rede amplia as possibilidades de aprendizagem e troca de conhecimento, utilizando-se da tecnologia de informação. Através deste portal, a comunidade fazendária de aprendizagem poderá interagir em múltiplas formas, compartilhando e construindo conhecimento. Este ambiente é gerenciado pela Supervisão de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade - SUDESQ.

A SUDESQ foi criada em março de 1997 na estrutura da Secretaria da Fazenda do RS, englobando a Escola Fazendária e a Divisão de Qualidade. Unidade totalmente voltada ao desenvolvimento dos servidores e da Organização, sua missão é “Promover o crescimento e a integração pessoal e profissional dos servidores, através da coordenação de ações educacionais e assessoria, visando às metas das áreas e ao bem-estar das pessoas”.

Ao longo desses anos, o enfoque tem sido cada vez mais de educação continuada, seguindo a irrefutável tendência da sociedade do conhecimento. Hoje a Escola Fazendária trabalha com o conceito de desenvolvimento de competências, que são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para o bom desempenho nas atividades fazendárias, bem como o crescimento das pessoas.

A Escola Fazendária segue a filosofia educacional recomendada pela UNESCO para o século XXI, preconizando quatro pilares básicos:

1. Aprender a Conhecer

2. Aprender a Fazer

3. Aprender a Interagir

4. Aprender a Ser

A UNESCO enfatiza que a educação deve acontecer ao longo de toda a vida, não sendo mais suficiente a formação adquirida nos bancos escolares durante a juventude, mas devendo continuar sempre, sendo para isso importante o papel das organizações. Nesse contexto, a Supervisão tem oferecido eventos educacionais variados desde pós-graduação, cursos técnicos, seminários, palestras, grupos de discussão, vivências, mostras de artes, até as mais diferenciadas formas de expressão, interação e aprendizagem.

Last modified: quinta-feira, 30 janeiro 2014, 2:29